terça-feira, 9 de novembro de 2010

EIXO VIII Estágio Curricular

Durante o estágio curricular desenvolvido por mim na escola Fernando Ferrari com a turma do 1° ano pude colocar em prática algumas atividades pertinentes ao longo deste curso, entre elas a realização do P A (Projeto de Aprendizagem). Os alunos embora no processo de decodificaçâo de letras e números e a apropriação de leituira e escrita forma pertinentes quanto a construção de seus conhecimentos. Durante o estágio as obras literárias tiverem grande influência permitindo ao educando ter contato com diferentes obras, bem como diferentes gêneros literários.
Destaco com grande êxito o conto Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque onde o propósito era desestabilizar a heteronomia de um aluno que tinha medo de tudo em sala de aula.
O estágio teve outros momentos marcantes como a dramatização da história "Choco procura uma mamãe", história esta que destaca o respeito as diferenças , a importância de uma família e ainda um olhar a um novo modelo de família.
Desta forma creio que meu estágio curricular engrandeceu os educandos bem como as minhas certezas pedagógicas estudadas e refletidas durante estes anos de Licenciatura em Pedagogia pela UFRGS.

4 comentários:

Rosângela disse...

Oi Carem,

Iniciaste tua postagem falando sobre PAs, mas não desenvolveste uma reflexão em torno disso. Conte como foi esse trabalho. Que curiosidades os alunos apresentaram? Como as histórias infantis foram interligadas com as temáticas dos PAs?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.

carem disse...

Foram desenvolvidos dois PAs com a turma, ambos com diferentes direcionamnetos já que eu gostarai que eles percebessem o processo de pesquisar sobre suas curiosidades. No primeiro P A eles se questionaram sobre a ida a lua. Se era possivel, se alguém já tinha estado lá. Como tratava-se de um questionamento muito direcionado deixei que os mesmo percebem-se através de pesquias em livros sobre o assunto. Já no outro P A foi possivel intrevir mais osa mecanismos de pesquisa já que queriam saber o que tinha dentro da Lagoa Itapeva, esta pesuisa direcionou-os aos diferentes tipos de animais existentes na lagoa bem como a utilidade da água e vegetação. DEscobriram, (embora nós adultos sabemos) o JUNCO e sua utilidade artesanal, e etc... DEsta forma creio ter desenvolvido com a turma um trabalho de pesquisa em que a curiosidade deles direcionou o envolvimento de vários estudos pertinentes a suas formação. Neste processo as histórias de literatura embasaram a inexitência de sereias, tubarões e tantas outras coisas que a princípio imaginavam ter na Lagoa Itapeva. Os registros iam desde ilustrações a recortes e pequenos escritos de suas descobertas.
Ok?
Abraços
Carem Mengue

Nadie Christina disse...

Oi Carem,

Vou deixar que a Rosângela responda se está satisfeita com a tua complementação. Da minha parte quero destacar que reconheço o teu empenho e envolvimento com a atividade proposta pelo Seminário Integrador. Tens respondido aos nossos comentários e assim o diálogo pode se estabelecer. Diante disso, deixo aqui um convite para postares um texto fechando essa experiência. Seria interessante se tu pudesse nos dizer como foi revisitar teu blog, por exemplo.
Um carinhoso abraço e muitas saudades!
Profa. Nádie

Rosângela disse...

Oi Carem,

Tua complementação atendeu ao solicitado. Pontuaste, de forma clara e objetiva, as curiosidades dos alunos e como o trabalho com PAs foi desenvolvido. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa.