domingo, 5 de abril de 2009

O texto: história, deficiência e educação especial e os vídeos assistidos da interdisciplina Educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, nos fazem analisar a trajetória dos direitos adquiridos pelas pessoas que sofrem de alguma deficiência.
Na maioria dos casos a primeira barreira a ser vencida são as limitações familiares, pois muitos por dó ou conveniência ou ainda desinformação ou desinteresse não auxiliam, ou não condicionam o enfrentamento de tal deficiência. Logo após ambientes escolares sem aceitação e condições físicas/profissionais de tal acompanhamento ou auxílio eficaz.
Mas em pequenos passos a inclusão vem auxiliar nesse processo. Em grandes centros urbanos a freqüência de “verdadeira inclusão” já acontece, não só no meio escolar, mas no meio social: nos espaços respectivamente apropriados (banheiros, rampas, acessos), no comércio desenvolvendo trabalhos antes então ocupados por pessoas ditas normais. Nas escolas onde há garantia de vagas e socialização com as diferentes realidades.
A inclusão está se apropriando e sendo parte da análise de muitos pensares. No campo político, educacional e social é uma semente a ser regada e cultivada com muito estudo, cuidado e amor!
Que toda deficiência(física ou mental) seja olhada apenas como um caminho diferente a ser percorrido, mas que em suas limitações, seja um caminho de muito êxito!!

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