segunda-feira, 24 de maio de 2010

PAs

O desenvolvimento de PAs com os alunos devem ser sempre retomados, para que os mesmos sempre evidenciem, mesmo que em relatos as visões elaboradas ou reelaboradas neste processo.
No entanto ao desenvolver PAs com minha turma -1° ano, sinto dificuldade no registro das descobertas, já que a maioria da turma não lê, os registros acabam sendo em ilustrações, produções de arte, registro de palavras,relatos orais, não que estes não sejam válidos, mas penso que o processo de leitura própria deles de alguma revista ou jornal os encantariam ainda mais.
É um contínuo processo de certezas e dúvidas, creio também que o domínio de programas do pc como word e paint demonstram o crescimento dos mesmos com a tecnologia bem como o reconhecimento e importância da internet da realização de pesquisas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os jogos

Os educandos demonstram animação com brincadeiras, afinal os jogos, as brincadeiras fazem parte da essência da criança.
Através do jogo a criança obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voltuntário para atingir o objetivo proposto.
Observando eles jogarem e cumprirem com as regras estabelecidas compreendi que o jogo além do lúdico, mobiliza esquemas mentais: estimula o pensamento, a ordenação de tempo e espaço e integra várias dimensões da personalidade da criança: afetiva, social, motora e cognitiva. Há alunos que estendem suas visões e criam novas regras aos jogos demonstrado sua capacidade de raciocínio lógico, percepção de objetivos e intencionalidades.Embora situados no egocentrismo, fase em que a maioria da turma encontra-se, na interatividade dos jogos ao ar livre demonstram mais coleguismo e espírito de esquipe.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Durante estas semanas de estágio percebo a grande dificuldade que os alunos encontram em assimilarem as teclas e funções do pc nas mais simples e variadas tarefas, como por exemplo dar espaço entre uma palavra e outra, encontrar a letra desejada. Utilizar o paint, mesmo que em seguidas aulas, é sempre retomar o processo, é difícil não retomarem as questões anteriores; onde vai?? e agora, como faço??
E essa questões me remetem as lembranças das primeiras atividades deste curso Pedagogia à distância,onde eu não tinha contato algum com computadores, e ao mesmo tempo fico me questionando, pois minhas aprendizagens foram maiores quando pude ter um computador para que diariamente eu podesse ir e vir, descobrir, fazer e refazer.
A inclusão digital é um processo, sabemos perfeitamente disso, e espero que eles consigam construir essa inclusão com os momentos que terão diponíveis ao longo dos anos escolares e que mesmo que tardiamente possam lembrar-se de tudo que por aqui(ESCOLA)aprenderam.