segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um olhar sobre o PORTFÓLIO

Durante o curso em licenciatura em Pedagogia pela UFRGS o Portfólio de aprendizagens mostrou ser uma ferramenta então desconhecida a muitos de nós alunos do curso (trata-se de um caderno online conhecido por BLOG), mas semestre a semestre fomos compreendendo as ricas possibilidades de interação/ construção e troca de aprendizagens a cada postagem reflexiva realizada bem como os comentários direcionados por tutores, colegas e professores. O portfólio a princípio nos primeiros eixos não eram assim denominados, partiam do princípio de blogs pessoais em que as postagens giravam em torno das atividades estabelecidas e principalmente o inteiro conhecimento de como utilizar (criar, postar, comentar, colorir, definir, modelos) esta ferramenta. Apartir do 3° semestre passamos então a tornar o então blog em um espaço mais reflexivo com pensares mais detalhados criando assim a especificidade TAGS e o título especifico de PORTFÓLIO.
Ao rever este processo sinto-me uma aluna comprometida com o curso bem com uma fiel usaria deste espaço para refletir sobre o meu fazer pedagógico e as riquíssimas contribuições que o curso nos ia proporcionando. Entre elas destaco eficazmente as postagens reflexivas do uso e a importância das contações de histórias para os alunos bem como essas transposições enriqueciam a minha experiência como educadora e me transformaram em uma melhor pessoa, pois a literatura em si no permite a internalização de problemáticas cotidianas a nós ou não, nos permite viajar ao encontro do desconhecido, bem como reconhecer com outra visão o que já nós é aparentemente muito conhecido.
O PORTFÓLIO ainda revela muitas angustias e dúvidas sobre o processo educacional seus âmbitos legais como a construção do PPP escolar, bem como a reflexão que faço sobre a merenda oferecida no bar de minha escola. São postagens reflexivas e construtivas em que nos interrogamos sobre como dever ser o ambiente escolar desde sua parte burocrática até as lições diárias que aprendemos na hora do recreio cercadas por crianças. Demonstro ainda em simples palavras o doce sentido de poder realizar um curso de tal qualificação e as riquíssimas realizações através deste curso, destaco entre elas a visita a Bienal inesquecível em sua temática: “A TERCEIRA MARGEM DO RIO” embasada no poema de Guimarães Rosa onde realizo a importante conexão com o papel do professor mediador e construtor de provocações que desenvolvam aprendizagens. De que não há uma única resposta a um determinada questão, mas sim várias caminhos de se encontrar por talvez uma única resposta. Por segundo a realização do curso CAEF de música que ampliou minha certeza de que se faz necessário ter a musicalidade dentro da sala de aula despertando nos educandos o OUVIR, o sentir o ritmo e alegrar-se com tantas lindas canções que nos falam de sentimentos e coisas que lidamos diariamente. Enfim.... O PORTFÓLIO demonstra um caminho rico em experiências e reflexões construtivas. Reflete todos os saberes adquiridos durante este curso em que me sinto felicíssima de ser participante.

QUERO AGRADECER DE TODO CORAÇÃO AOS IDEALIZADORES DESTE CURSO, UM CURSO SEM FRONTEIR@S, QUE PERMITIU-ME REALIZAR UMA GRADUAÇÃO GRATUITA DE EXCELENTE QUALIDADE COM AS IMPORTANTES RENOVAÇÕES DO MUNDO TECNOLÓGICO NO QUE DIZ RESPEITO NO CAMPO EDUCACIONAL. TER A ACESSIBILIDADE A TODOS OS EXCELENTES PROFISSIONAIS, TEXTOS E ESTUDOS BEM COMO A INCESSANTE INTERAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES, TUTORES E COLEGAS QUE OBTIVE O PRAZER DE CONSTRUIR E APRENDER. A TODA PACIÊNCIA EM ESPECIAL A DA COLEGA CATIANE EM MINHA INSERÇÃO AS TECNOLOGIAS....
A TODOS OS ALUNOS QUE ESTIVERAM AO MEU LADO DURANTE ESTES ANOS PARTILHANDO A ESTA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E FORMULANDO A REALIZAÇÃO DE UM SONHO BEM COMO MINHA LAPIDAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL... FORAM ANOS SENDO ALUNA/ ALUNA/ ALUNA ....E ETERNA APRENDIZ....
OBRIGADA!!!
“UM SONHO QUE SE SONHA SÓ É APENAS UM SONHO...
MAS UM SONHO QUE SE SONHA JUNTO.... TORNA-SE REALIDADE!!!!!”

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

ler esta última postagem me levou a relembrar os momentos e os registros que tu considerou mais significativos. Assim como o caminho que foi necessário percorrer para que hoje vocês dominassem a ferramenta e ela se constituísse num meio tão importante de comunicação e reflexão sobre as aprendizagens. É com muita satisfação e um sentimento de saudade que deixo este último comentário no teu blog.
Um grande beijo e votos de muito sucesso!
Profa. Nádie