domingo, 3 de maio de 2009

A proposta do Seminário Integrador de retomar os PAs (Projeto de aprendizagens) elaborados no semestre anterior, para uma análise com um roteiro específico, elaborado pelas professoras, deu-me a certeza de que nosso PAS, que tratava-se da história da fotografia, estava “incompleto”. Incompleto talvez não seria a palavra correta, mas sim desorganizado. A falta de seqüência de passos tomados para a realização do mesmo, deixou-o muito amplo, sem retomadas específicas das “certezas e dúvidas provisórias”.
O tema antes então explorado: A história da fotografia, foi logo descartado, quando nos demos por conta que em apenas “um click” do mouse em uma página do google desvendaria nossa pesquisa. Foi então que surgiu a idéia de pesquisar sobre o desenvolvimento e aparecimento da fotografia em nosso município: Três Cachoeiras. Logo, obtínhamos clareza do que pesquisar, como e onde. Visitamos a casa de uma das filhas do primeiro fotografo profissional do nosso município, onde havia diversas máquinas utilizadas pelo mesmo na época. Toda sua história de vida, bem como diversas fotos do desenvolvimento cultural, social e econômico da cidade revelava-se na s mais diversas fotos ali encontradas. Logo tínhamos em mão um maravilhoso trabalho de pesquisa.
Criamos então uma enquete no rooda, para sabermos quantos de nossos colegas conheciam ou tinham fotos tiradas pelo então fotografo.
Embora tivéssemos modificado nossa questão, as “certezas e dúvidas provisórias” foram pouco modificadas. Outros mapas conceituais foram surgindo. Mas a organização deste processo não foi bem elaborada ou relatada especificamente, como deveria ocorrer. Logo, observo muitas idéias, ou muita criatividade, não ajudam muito em um projeto onde a pergunta central não está totalmente elaborada com as “certezas e dúvidas provisórias” ou ainda, não se sabe muito bem onde chegar com o mesmo.
Espero num próximo projeto poder acompanhar detalhadamente o processo de construção de evidências que construam um projeto “redondinho” como nos encorajava a professora Eliana, onde a pergunta central se envolve nas “certezas e dúvidas provisórias”. Ressalto como educadora a importância destes projetos em sala de aula, para o bom desenvolvimento e autonomia do educando que através da curiosidade, da pesquisa e da construção de um conceito, significamente APRENDER.

Um comentário:

Roberta disse...

Carem!!

Que preciosa reflexão!! Pelo visto a atividade de análise surtiu efeito. Muitas vezes precisamos olhar outros modos de fazer a mesma coisa para nos darmos conta que o modo como estamos realizando não é o melhor. Mas os Pa's são assim mesmo. Um novo jeito de fazer pesquisa que vai se aprimorando a cada nova pesquisa, a cada nova curiosidade. Quem sabe no próximo consiga se organizar melhor? Nada como um dia após o outro. Abraços Roberta