sexta-feira, 11 de setembro de 2009

" Tudo é possível"

Ao ouvir esta frase: TUDO É POSSÌVEL da voz da interprete da professora Carolina da interdisciplina de LIBRAS, visualizei que enquanto sujeitos aprendizes precisamos adotar esta linguagem de condicionamentos. Tudo é possível. Não importa o que, nem como, nem para que.
Um sujeito centrado no que quer e com estímulos consegue sua realização. Assim acontece com as pessoas surdas ou com qualquer outra dificiência. Todos podem aprender.
De todas colocações que sabiamente a professora nos colocou, me chamou q atenção foi o fato de que cada língua de sinais ser especificamente diferente em alguns países, embora conhecesse o alfabeto brasileiro, achava que o mesmo era mundial. Pode ser que pela falta de convívio com esta deficiência nos remeta a uma precoce idéia de incapacidade de criações linguísticas pelos mesmos. Uma vitória conquistada já que ao longo da história muitas pessoas sofriam com esta discriminação, sendo até expulsos das famílias ou massacrados.
Acredito que todos saíram da aula motivados pela certeza de que TUDO É POSSIVEL e que a língua de sinais é uma excelente forma de linguagem.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Carem,

A linguagem é mesmo algo incrível... se manifesta nas mais diferentes e variadas formas: gestos, palavras, desenhos, olhares, sons...

A interdisciplina de Libras, juntamente com a de Linguagem, certamente nos ajudarão a compreender a linguagem não apenas como expressão do pensamento, mas, sobretudo, como ação transformadora, como trabalho, produção social. Isso me instiga a pensar o seguinte: se a linguagem é tão rica, por que, às vezes, privilegiamos apenas uma de suas formas de manifestação? Precisamos realmente acreditar, como disseste, que "tudo é possível" para não nos mantermos presos a certezas/crenças que nos impedem de ver e compreender a riqueza daquilo que é diferente, inusitado.

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa

carem disse...

Olá Rô....
seguindo sua linha de pensamento: Quantas vezes analisamos apenas a parte escrita de um aluno que as vezes se expresas muito bem em outra liguagem como por exemplo a oralidade.É uma linguagem diferenciada, mas não menos importante. A força do hábito, do convívio com pessoas de linguagem convencional (fala) nos faz priveligiar inconscientemente a mesma, mas acreditar que há outras formas tão ricas e práticas já é uma boa maneira de visualizar a frase: tudo é possível!!!
Abraços!!!