sábado, 3 de abril de 2010

Esta semana...

Ao longo desta semana os trabalhos desenvolvidos com minha turma de 1° ano em sala de aula estão relacionados a apropriação do nome completo bem como o nome dos colegas do pequeno grupo(os alunos estão divididos em grupos de quartetos) e do grande grupo.

Atividades como lanche partilhado e após identificação dos nomes dos colegas ofertados com o lanche, leitura e cópia do nome com auxílio de crachás e glossário da turma ( um glossário de consulta com nomes em letra cursiva e em forma e fotos dos mesmos)fazem parte das atividades diárias desenvolvidas. Jogo do alfabeto, leitura do mesmo com auxílio de figuras ilustrativas identificando a letra inicial, jogo de dados com soma de palitos, etc...

Somado a estas atividades há a introdução da história Elefantinho no Poço, uma história de conceitos a serem desenvolvidos como: força, amizade e colaboração em grupo. Dramatização, criação de personagens de dobradura e é claro visualização, cópia e entendimento dos nomes dos bichos desta história contribuem para o cenário alfabetizador desta turma. Com a temática trabalhada da união há a intenção de uma maior socialização entre a turma, pois há alunos que não frequentaram o pré escolar e que estão passando por difícil processo de adaptação. Muito mais que a adaptação, há também u processo de maior socialização e entrosamneto com a turma que até então se identifica mais coleguismo criado no ano anterior. Mas... é um processo!!!!

Há para essa semana a preparação do desenvolvimento do projeto da escola.

Nas próximas postagens falarei mais sobre o mesmo.

3 comentários:

Roberta disse...

Carem!!

Vejo que estás bem atenta a tua obervação da turma. Fizeste um belo relato das atividades que estão sendo desenvolvidas. Porém senti falta de uma reflexão tua nessa postagem. Como se sente em relação a esse trabalho feito pela professora titular? Como a turma é de alfabetização e eles ainda estão se apropriando do código escrito que tipos de atividades tu acha mais interessante realizar com eles?
Esse é um espaço para tuas reflexões, inquietudes e dúvidas.
Estou aqui para qualquer esclarecimento.

Abraços
Roberta

carem disse...

OLá Roberta!!!
EU sou a professora titular, talvez isso não tenha ficado claro!!???A turma é de alfabetização e através de Literaruras infantis, análise de palavras, conhecimento de letras, jogos como bingo de letras, bingo do nome próprio entre outras são as primeiras atividades que desenvolvo para a aquisição e construção de hipóteses de leitura e escrita.
Certeza eu não tenho alguma sequer... As dúvidas são muitas já que cada aluno compreende de uma forma. A cada semana vejo que muitosestão inseridos no processo outros mais distantes.
Observo que a conservação de número e sua relação quantidade é um conceito que muito tenho que trabalhar para que o mesmo consiga identificar número de sílabas e números de letras por palavra.
Espero ter respondido suas questões...
Colocarei mais minhas dúvidas nas próximas postagens!!
Abraços
Carem Mengue

Roberta disse...

Carem!!

Agora sim entendi... A turma já é a tua...
Encontrar diferentes níveis numa mesma turma é normal, mas na alfabetização isso acontece mais. Não é fácil mesmo planejar tantas atividades, já que a cada os progressos são mais visíveis.

Abraços
Roberta