quarta-feira, 21 de abril de 2010

Foneticar????

Durante os semestres estudados anteriormente, especificamente nas interdisciplinas de Linguagem e Alfabetização discussões a cerca de métodos para o desenvolver da alfabetização citava o método fonético como um dos métodos utilizados mesclados a tantos outros que foram desenvolvidos ao longo da educação.
Muitos textos nos trouxeram a idéia de que muito mais que visualizar o método em si, devemos dar enfâse ao processo de apropriação instigados por um conjunto de procedimentos de insvestigação aplicavíes de forma prazeirosa e construtiva, fazendo com que o aluno carregado de saberes consiga decodificar letras e sons, números e quantidades, pois os métodos nada mais demostram diferentes formas de abordar a didática da alfabetização.
Trindade, em seu texto: Não há como alfabetizar sem método? nos coloca a mesma questão, mas nos aponta a certeza que planejar diariamente com relação: educando/sistema alfabético/fonológico e ortográfico contribuem eficazmente para a apropriação de leitura e escrita.

Um comentário:

Roberta disse...

Carem!!

Não precisamos nos fixar em um método, até porque cada um de nossos alunos aprende de uma maneira. Muitas vezes precisamos utilizar todos eles para poder alcançar nossos alunos e suas peculiaridades.

Abraços
Roberta