domingo, 7 de novembro de 2010

Estudos referente ao VII semestre

Ao revisitar o VII Semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia detive-me na interdiscilplina de Didática, planejamento e avaliação onde propositalmente estudamos a história da educação desde Comênio e reavaliamos a educação nos dias de hoje.
A partir do texto: “Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares” de Hernández e dos vídeos propostos pela interdisciplina: “Vamos passear na vassoura da bruxa Onilda e Possibilidades! Ao meu redor” e as questões propostas ,é possível afirmar que práticas desenvolvidas em sala de aula através de projetos onde o aluno é co-autor do caminho percorrido são uma forma engrandecedora de aprendizagem. Percebo também a importante relação da literatura infantil através das contações necessárias para o desenvolvimento intelectual, criativo e até moral dos educandos.
Desta forma na medida em que o aluno busca saciar sua curiosidade, estabelece a busca e a socialização da mesma. Através de exposições do seu trabalho e de um diálogo de troca de saberes, onde todos contextualizem suas descobertas e seu processo no mesmo, esta é em minha concepção o maior aspecto positivo, processo de um desenvolvimento de projeto em sala de aula: a busca, a troca e a concretização dos saberes através da análise do processo, isto é, uma comparação do que sabia a respeito e do que sabe após o estudo. Neste caminho a possibilidade de diferentes estudos: geográfico, artes, história, etc., mostram outro ponto positivo e complexo também do desenvolvimento de um projeto.

5 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Carem,

assim como na postagem anterior, neste texto tu descreves o quanto os projetos podem ser produtivos, dentre outras coisas, porque possibilitam a comparação "entre o que sabia a respeito e o que sabe após o estudo". Com este mesmo enfoque deixo o meu comentário para ti. O que mudou nas tuas práticas após essa interdisciplina. Exatamente o que tu sabias sobre projetos de trabalho? E, em que medida isso mudou as tuas práticas?
Voltarei em breve para continuarmos conversando...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

carem disse...

OLá prof° Nádie, muitos saberes foram ampliados após os estudos sobre os projetos de trabalhos com os alunos. Anteriormente eu achava que trabalhar projetos era engajar alguns temas a serem estudados em uma mesma visão e então estaria pronto. Após os estudos pertinentes descobri que um projeto tem fundamentação a partir do que quero descobrir e embora quase tudo já esteja descoberto, os mecanismos desta busca prevalecem constantemente.
Desta forma vejo hoje os projetos de trabalho como uma incessante busca que o educando deve querer ter e com a mediação do professor e interação com os colegas construir conhecimentos.
Bem, acho que era isso. O professor mediador deve estar atento as certezas e anseios dos alunos frente as suas aprendizagens e intervir utilizando obras literárias como citei na postagem anterior é uma ótima forma. O que fica a princípio estranho é que os conteúdos tão preocupantes a todo professor vão se encaixando sem ter que seguir uma lista definida e única.
Bom, acho que era isso.
Abraços
Carem Mengue

Abraços
Carem Mengue

9 de novembro de 2010 14:54

Rosângela disse...

Oi Carem,

Vou entrar nessa roda de conversas com vocês, certo?!

Tua réplica ao questionamento da Nádie não me parece suficientemente clara, pois o que estás entendendo por "temas estudados em uma mesma visão"? Destacas que um porjeto tem fundamentação a partir do que quero descobrir... De que fundamentação se trata...teórica? as descobertas são tuas ou dos alunos? Quem define as temáticas dos projetos?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.

carem disse...

Bom, acho que não deixei claro, mas eu estava querendo falar conceituando um PA (projeto de aprendizagem)onde o aluno movido por sua curiosidade traçaria um projeto para sua descoberta. Sempre quando se falava em projetos eu associava a um tema gerador seguido de atividades escolares envolta do mesmo tema. Durante os anos deste curso vivenciamos as construções de PAs como um processo significativo nas aprendizagens onde o educando movido por uma curiosidade experimenta o processo de pesquisa. Quando falo " temas estudados em uma mesma visão" falo dos mecanismos que o aluno realizaria para tal descoberta: se faria entrevistas sobre o tema, se procuraria apenas em livros ou se faria uma experiência para tal descoberta. Quem define um plano anual da escola realmente é o professor, mas nos planos diários de aula o professor consciente de seu trabalho deve deixar os direcionamentos dos educandos virem a tona e então desenvolver juntos os projetos.
As temáticas dos projetos devem então ser desenvolvidas apartir do que os educandos querem descobrir e aprender.
OK?
Carem

Nadie Christina disse...

Oi Carem,

a tua complementação deixou mais evidente o que estavas tentando expressar na postagem original, diferenciando a metodologia dos PAs das propostas com temas geradores.

Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie