segunda-feira, 24 de agosto de 2009

EJA

O VII Semestre do curso de Pedagogia à distância inicia presenteando-nos mais uma vez com a observação de nossa realidade educacional.
No semestre anterior adentramos nas questões específicas na Educação de Pessoas especiais relatando e analisando as posturas: da escola, das secretarias de educação, da postura profissional de quem está em em sala de aula com pessoas portadores de alguma necessidade especial, e principalmente adentramos nas leis garantidas aos mesmos e as reflexões sobre o processo da educação ao longo da história.
O EJA- Educação de Jovens e adultos também está garantido por lei pelo governo federal e realiza os sonhos de muitas pessoas que por motivos específicos não tiveram acesso à escola. Observar um processo como este (seu andamento, suas especificações) será mais uma experiência significativa e construtiva.
"Ler ainda é para algumas pessoas um sonho a ser realizado". Este processo (planos educacionais) mostra o quanto nosso país precisa desenvolver para atingir o nível educacional de outros países, mas mostra também o compremetimento atual de governantes e profissionais envolvidos neste processo.

3 comentários:

Rosângela disse...

Oi Carem,

A articulação entre a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos (EJA)é um bom começo de discussão... cada uma dessas modalidades de educação guarda distanciamentos em relação ao ensino regular dadas as características específicas do grupo a que se destinam. Essa é uma maneira de respeitar as diferenças e as individualidades dos sujeitos, considerando-se o contexto em que vivem e as experiências que possuem.
Sugiro que aprofundes tua discussão acerca da EJA, trazendo mais elementos para a reflexão. Procure pensar... o que faz com a EJA produza um trabalho diferenciado? Por que isso é necessário? O que define/caracteriza o grupo de alunos de EJA?

Aguardo a complementação de tua postagem. Podes postá-la aqui, em retorno ao comentário que fiz, certo?
Beijos, Rô Leffa

carem disse...

Olá RÔ !
Certamente o EJa nasceu de um olhar para o desenvolvimento socio-cultural de nosso país.
É (talvez)um programa do governo para reparar uma ação não garantida há tempos atras,que seria o acesso pleno de TODOS à educação. E com uma clientela diferenciada, o trabalho para com estes deve ser diferenciado.
Nos textos propostos pela interdisciplina do EJA falam sobre a determinação deste profissional envolvido, com muito entusiasmo e dedicação a adentrar o mundo pessoal de cada indíviduo ali presente: sua cultura, seus interesses, sua realidade sócio-cultural, o trabalho em que está inserido e outros.
Bom... Espero que tenha respondido alguns de seus questionamentos...
Bjks
Carem Mengue

Rosângela disse...

ok Carem,

Tua complementação ampliou a discussão trazendo aspectos fundamentais ligados à EJA, como a relação entre cultura, trabalho e educação.

Beijos, Rô