tem vinculado a cultura, o social no desenvolvimento de letramentos.
A autora nos apresenta uma reflexão sobre o tipo de letramento desenvolvido pela escola: indesejável e equivocado, pois não costuma considerar e relacionar os contextos sociais e as respectivas aplicações para cada indivíduo. Na análise das iamgens apresentadas pela mesma autora visualizamos contextos sociais em que o letramento está presente e contextualizado das mais diferentes formas e presentes na vida dos educandos, mas que a escola não utiliza por acreditar que apenas o letramento de códigos e números caracterizam tal ação.
As práticas de leitura de cordel, leituras de propagandas, de ottdors, de panfletos, análise de falas de apresentadores de TV, ou análise de noticiários de tele jornais mostram o desenvolvimento de um aluno com práticas de letramento, mesmo quando o mesmo não lê.
Um comentário:
Oi Carem,
O letramento sempre envolve práticas sociais de leitura e escrita, mas, infelizmente, em algumas escolas, elas são muito restritas... pois se trata de práticas engessadas, escolarizadas, ou seja, criadas para a escola e restritas a esse universo, distanciando o aluno das práticas sociais de leitura/escrita.
Em tua postagem, destacas que "na análise das imagens apresentadas pela mesma autora, vislumbramos contextos sociais em que o letramento está presente e contextualizado." Esclareça isso... Que imagens são essas e a que contextos te referes? Por que, nessas imagens, o letramente está contextualizado?
Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.
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