quinta-feira, 8 de novembro de 2007

As imposições da vida

Através de uma aula riquíssima: lúdica, interativa, captei várias aprendizagens da arte musical: ritmo, tempo, melodia, canções...
Mas o que mais me chamou a atenção e levou-me a registrar aqui no portifólio foi à síntese na aula que a professora fez do texto: Por que você ouve tanta porcaria?, que me fez refletir como apresentar essas questões: “ mediações das rádios e o mundo da música e mídia” as crianças?
E imaginei-me dizendo-lhes: “Infelizmente crianças, no mundo, aliás, qualquer mundo (pelo menos é o que demonstra a vida adulta) há predominação , há um contagio fulminante por dinheiro. Perdoem-me crianças, mas é a vida, a vida que nos homens deixamos nascer...”
Embora uma afirmação constrangedora há uma necessidade real que alunos maiores de nove anos ouçam essa verdade. Deve ser revelada para que saibam analisar e diferenciar os mundos e suas intenções a cerca do dinheiro, tanto a influência do poder na música, política, mídia, mundo destrutivo das drogas, mesmo porque infelizmente esses alunos já estão acostumados as barbaridades denunciadas diariamente nos tele-jornais: assassinatos, pequenos furtos, grandes e visíveis furtos como a CPMF cobrada diariamente com intuito de acrescentar melhores condições aos cidadãos, descasos da modernidade que acostuma-se a balas perdidas, a banalização do sexo e da vida.
Pois ainda que vivam em pequenas comunidades e não sejam expostas as violências de grandes cidades, são eles os próximos alvos da impertinente mídia que modula, rotula para seu próprio benefício.
Contemplo ainda a citação de Jean Baudrilland que diz; “Estamos em um mundo de acomodação desperto pela funcionalidade moderna e que não há tempo para a reflexão”.
Infelizmente criamos um outro tempo, o tempo de acumular e expor bens, de projetar mercadorias fúteis e de cultivar vivências pobres.
Tantas deturpações de vida e imagem com objetivo e único fim: maney.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Caren,

Que reflexões importantes a aula de música suscitou. Não esqueça de registrar o trabalho sobre mídias realizado com os alunos...
Um abraço,
Profa.Nádie