segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Duas razões para não chorar...

Contar a história: “Menina Nina duas razões para não chorar” de Ziraldo, foi uma tarefa árdua, mas necessária, fato que norteava minha mente desde o dia em que uma colega de escola me sugeriu após uma aluna ter perdido tragicamente sua mãe.
O fato de não achá-lo na biblioteca de minha escola tardou um pouco essa contação, mas ao ler o comentário de sugestão da tutora Roberta aqui em meu portifólio, surgiu novamente à idéia: preciso contar esta história aos meus alunos.
Após a leitura da história fiquei indagando-me como contar a história? Contar a todos, ou em particular para ela? Como abordar a história? Que aspectos ressaltar?
Depois de uma análise resolvi contar a história por contar apenas para diálogo tendo como principal idéia a citação da Vovó de Nina: É preciso inventar a vida! Mesmo porque não queria constranger a aluna, nem recordar nela maus momentos, queria apenas dar uma nova visão da morte e dos sentimentos que elas nos remete: dor, saudade, tristeza; e apresentar-lhe a atitude de Nina ao perder sua vó: Acreditar que não há razões para chorar, porque onde estiver sua vó ajudaria e compartilharia secretamente seus sonhos, suas realizações visualizariam-na como um anjo ou estrela.
Os alunos/ colegas ajudaram muito, ninguém ficou olhando para ela (confesso que nem eu pra não cair em choro), fato foi que a história conseguiu atingir o meu objetivo, sem contrangê-la: falar de um fato de dor, mas comum a muitos, vendo a apartir de um momento triste a história de cada um de nós que perde alguém, mas que reage: vivendo, sonhando, reinventando a vida!
No final da contação cada um ilustrou alguma passagem da história que gostou e poderia fazer uma dedicatória. Quase todos ilustraram os momentos bons: quando Nina nasceu, as comparações de Nina com sua vó, mostrando que o lado bom de nossas histórias prevalecem em meio a todos os momentos tortuosos que temos. Minha querida aluna desenhou um coração enorme com a frase: Duas razões para não chorar, dedicando ao seu irmão que nascera quando sua mãe partiu. No fim da aula pediu pra levar o livro pra casa, mas com um belo sorriso. Valeu a pena!
Este meu relato me traz três grandes aprendizagens e uma certeza: como é bom ter colegas que partilham suas experiências, como é bom ter alguém com uma bagagem profissional ao nosso lado, como é bom não ter medo de errar e a grande certeza: é maravilhoso trabalhar com crianças!

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Carem,

Venho acompanhando a tua história com a aluna este semestre. E, gostaria de te parabenizar pelo teu esforço e sensibilidade de descobrir como conciliar as tuas aprendizagens ao contexto da tua sala de aula. Este nem sempre é um trabalho fácil, mas certamente é muito gratificante. Está belíssimo o teu relato da experiência!! Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Roberta disse...

Carem!!
Se eu te disser que estou aqui com os olhos cheios de lágrimas depois de ler teu relato tu acredita?
Tem horas que a nossa sensibilidade tem que caminhar lado a lado com nossa bagagem pedagógica.
Fizeste um trabalho maravilhoso...
Todo mundo que já pedeu alguém muito especial sabe que esse livro tem um sabor único...
Parabéns pela iniciativa de trabalhar com um tema que muitos de nós costumam fugir...
Um grande abraço
Roberta