segunda-feira, 23 de junho de 2008

E ainda que eu tentasse...

Poderia haver reflexão masi preciosa para argumentar os olhares de todos, inclusive dos próprios professores, para a educação?
Rubens Alves... o melhor a dizer...

“O que se encontra no início?
O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, um jardim aparecerá. Mas, havendo um sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro?
Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.
As escolas têm a incapacidade de criar sonhos, pois estão preocupados em se dedicar somente ao ensino de saberes científicos, enquanto que os meios de comunicação seduzem as pessoas com idéias grotescas e pequenas. Assim, a mídia vai conquistando um espaço que a Escola não conseguiu, e a sociedade ignora o que poderia alavancar o povo - a educação.”

3 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Carem,

Que bom registrar no teu blog as palavras de Rubem Alves, que pelo visto marcaram...
Um grande abraço,
Profa. Nádie

Marie Jane disse...

Oi Carem

Fiquei encantada com o teu blog, com muito registro importante, momentos significativos do teu EU-ALUNA, EU-COLEGA, EU-PROFESSORA que deixa instigar pelo que faz, aprende em aula e com os outros, busca idéias e lapida pensamentos. Viva a inter-aprendizagem (minha criação inspirada no que li) que é possível pelo contato direto e a distância. Aliás, distância é só no modo, porque a proximidade com os colegas e com os professores demonstrados no teu blog é reveladora da estudante comprometida que temos no curso. Alguém assim não pode pensar em desistir, nunca, porque isso sequer é compatível com teu estado de ser no mundo. Minha sugestão é que você invista em pensar sobre o que pensam os colegas, ou seja, o que elas e eles escrevem sobre o que fazem e pensam. Questione-se e questione a eles também.

Um grande abraço, Marie Jane

Stela disse...

Oi querida amiga... educação é plantar flores, tecer fios, entrelaçar aprendizagens...
Que bom visitá-la e saber dos jardins, de jardineiros e poder te contar de tapetes. Plantar e tecer muitas vidas juntas.
Beijos