Poderia haver reflexão masi preciosa para argumentar os olhares de todos, inclusive dos próprios professores, para a educação?
Rubens Alves... o melhor a dizer...
“O que se encontra no início?
O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, um jardim aparecerá. Mas, havendo um sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro?
Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.
As escolas têm a incapacidade de criar sonhos, pois estão preocupados em se dedicar somente ao ensino de saberes científicos, enquanto que os meios de comunicação seduzem as pessoas com idéias grotescas e pequenas. Assim, a mídia vai conquistando um espaço que a Escola não conseguiu, e a sociedade ignora o que poderia alavancar o povo - a educação.”
3 comentários:
Oi Carem,
Que bom registrar no teu blog as palavras de Rubem Alves, que pelo visto marcaram...
Um grande abraço,
Profa. Nádie
Oi Carem
Fiquei encantada com o teu blog, com muito registro importante, momentos significativos do teu EU-ALUNA, EU-COLEGA, EU-PROFESSORA que deixa instigar pelo que faz, aprende em aula e com os outros, busca idéias e lapida pensamentos. Viva a inter-aprendizagem (minha criação inspirada no que li) que é possível pelo contato direto e a distância. Aliás, distância é só no modo, porque a proximidade com os colegas e com os professores demonstrados no teu blog é reveladora da estudante comprometida que temos no curso. Alguém assim não pode pensar em desistir, nunca, porque isso sequer é compatível com teu estado de ser no mundo. Minha sugestão é que você invista em pensar sobre o que pensam os colegas, ou seja, o que elas e eles escrevem sobre o que fazem e pensam. Questione-se e questione a eles também.
Um grande abraço, Marie Jane
Oi querida amiga... educação é plantar flores, tecer fios, entrelaçar aprendizagens...
Que bom visitá-la e saber dos jardins, de jardineiros e poder te contar de tapetes. Plantar e tecer muitas vidas juntas.
Beijos
Postar um comentário