domingo, 5 de setembro de 2010

Reflexão sobre o eixo I

"Não faz mal que devagar o dia vença a noite em seus redutos de leste. O que nos cabe é ter enxutos os olhos e a intenção de navegar.."
Este era o principal objetivo traçado pelo curso em agosto de 2006, tornar-nos aptos a explorar os ambientes: wiki, blog, rooda. Em contexto com tentativas de adaptação desfrutamos também do riquíssimo texto de José Saramargo : A ilha desconhecida. Recordo-me das reflexões analisadas, das discussões dos fóruns, as realizações de linhas e controle do tempo tão primordial para o desenvolvimento das atividades. Vejo que o primeiro semestre foi uma rica introdução do curso, onde semestre a semestre desbravaríamos ilhas desconhecidas, mares revoltos, em certezas duvidosas e dúvidas provisórias. Percebo que neste primeiro fórum é marcado pelas impressões pessoais, pois ainda não nos percebíamos como críticos e construtores dos pensares dos colegas. Já em outros fóruns os processo era mais construtivo.

Postagem retirada do rooda:
18/09/2006 20:06:35
CAREM DA SILVA MENGUE

Reflexão: O conto da Ilha de José Saramago
O conto da Ilha de José Saramago fez despertar em mim vários questionamentos sobre minha vida pessoal, profissional. O primeiro, que somos seres inacabados, em constante produção e segundo, que podemos nos redescobrir em nossas aprendizagens. Mas para tal devemos nos organizar e não nos deixarmos ser pegos pelo imprevisto como o homem que idealizou sua meta, perseguiu-a enfrentando o rei, mas não sabia navegar, não tinha marinheiros para auxilía-lo. E sem estes, até pôde fazer sua REDESCOBERTA mas não atingiu a sua meta inicial que ao longo de sua busca tornou-se desnecessária.


A busca do então navegador é hoje também a nossa busca pela questão central do TCC e a mesma pela vida profissional de todo professor.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Carem,

Interessante essa revisita ao primeiro eixo, pois essa tarefa nos permite perceber o quanto crescemos, amadurecemos, nos tornamos mais críticos e reflexivos ao longo do tempo... fruto de muitas aprendizagens e superações.

Tua postagem evidencia também um contexto diferente em que algo novo se tornava presente na vida de vocês: a EAD. Essa experiência, por ser nova, trouxe junto a preocupação com a organização do tempo (já que cada aluno teria que construir um modo próprio de se organizar) e com a vivência de novas experiências com relação à tecnologia (criação e blog, wiki...) É bom olhar para trás e ver que, agora, tudo isso é mais simples, mais fácil... Isso dá a dimensão do quanto aprendemos ao longo do curso.

Beijos, Rô Leffa.