O II semestre do curso em Licenciatura em Pedagogia apresentou-nos intedisciplinas significativas para minha prática docente bem como terá máxima importância para as argumentações teóricas do meu TCC, visto que aborda variados conceitos. Primeiramente a interdisciplina de Escolarização, Espaço e Tempo na perspectiva histórica apresentando-nos “O Manifesto dos pioneiros” como um marco nas reivindicações e melhorias na existência da escola pública no Brasil. A interdisciplina de Infâncias de 0 a 6 anos apresentou-nos a complexidade do abandono nesta fase da vida onde há um olhar aprofundado sobre o ponto de vista psicológico que aponta como a fase mais importante da vida de um ser humano, onde todas as contribuições e teorias de autores foram apresentados pela interdsciplina de Psicologia I através de Freud, Gestalte Piaget que aborda o erro como um processo único e construtivo. Este semestre carregado de interlaços conceituais trouxe nos o presente de refletir sobre a educação, suas influências na sociedade e na infância.
Ainda neste semestre o estudo sobre o letramento e alfabetização onde conceituo após alguns estudos os mesmos:
Penso em alfabetização não só como um domínio da leitura e da escrita, mas sim e também como a “leitura” e a interpretação do indivíduo para com o mundo. Tanto é que para mim, o homem está sempre se alfabetizando: culturalmente, emocionalmente, dominando novas palavras, novos conceitos que influenciam e ajudam o seu viver.
Ano passado com uma turma de pré-escolar e inexperiente me vi perdida a tentar passar conhecimentos de letras e sons para meus alunos. Tendo de partida que eles já liam, pois identificam rótulos, objetos, alguns identificavam cores... Comecei com contatos mais diretos: foi então que coloquei nomes, letras em todos objetos da sala.
Quadro, cadeiras, mesas, gavetas... Enfim tudo o que estava presente na sala, havia a identificação por letras. Inclusive eles e eu-pois tínhamos crachás.
Talvez não seja a melhor “fórmula” mas foi de grande valia.
Já este ano com uma turma de quarta série me aprofundo mais na linguagem da interpretação do mundo, dos problemas, e principalmente do mundo ortográfico da nossa língua portuguesa (tão peculiar).
Tendo em vista que a linguagem materna é aquela que o aluno tem como sua primeira bagagem, tento não excluí-la, mas sim lapidá-la, com observações, sugestões, criações de textos coletivos.
Para crianças de 6 anos, que estão iniciando o processo de alfabetização,no caso meu estudo do TCC estão cheias de curiosidade e disposição para aprender, há muitas escolhas: histórias poemas, trava-línguas, canções de roda,cabe então ao professor criar situações para que o aluno desenvolva seu intelecto sobre ponto de vista da escrita e leitura.
Um comentário:
Oi Carem,
Revisitar as interdisciplinas dos eixos iniciais do curso nos permite ver o quanto vocês evoluíram, aprenderam, superaram. Esse movimento ajudou a construir um olhar mais reflexivo, mais atento e aprofundado acerca da educação. Isso transparece na tua postagem.
Destacas conceitos importantes trabalhados ao longo do curso, mas gosto especialmente da tua abordagem acerca da noção de alfabetização, pois, além de explicar o conceito, procuras mostrar como o encaras na prática pedagógica. Parabéns!
Beijos, Rô Leffa.
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