domingo, 19 de setembro de 2010

Eixo III

Ao adentrar os estudos realizados no III Semestre do curso de Pedagogia pela UFRGS, defrontei-me com pertinentes colaborações teóricas voltados para o meu TCC na interdisciplina de Literatura Infantil, onde há um olhar direcionado e intencional, devido é claro, a importância dos contos de fadas no universo da literatura bem como o uso das mesmas em sala de aula.
No texto: Encantos para sempre de Ana Maria Machado,a autora reafirma meu pensar (já que então havia desenvolvido alguns escritos para o TCC)da importância dos contos de fadas no processo de alfabetização e letramento da criança, bem como a suma importância das contações de histórias onde a criança possa imaginar-se e solucionar suas dramáticas de vida. A mesma cita também um dos autores que teoricamente abrange o tema do meu TCC:

Outra camada profunda que fica latente sob a linguagem simbólica dos contos de fada tem a ver com os desejos, medos e anseios do ser humano em geral, independentemente de época, classe social, na¬cionalidade. Daí seu imenso valor psicanalítico, já que por muito tempo eles constituíram a forma mais cômoda e acessível para que as crianças e as pessoas mais simples pudessem elaborar simbolicamente suas ansiedades, angústias e seus conflitos íntimos — como demons¬trou Bruno Bettelheim em A Psicanálise dos Cantos de Fadas.

A mesma nesta outra escrita nos fala sobre o imaginar dos contos de fadas:

"Ler uma narrativa literária (como ninguém precisa ensinar, mas cada leitor vai descobrindo à medida que se desenvolve) e um fenôme¬no de outra espécie. Muito mais sutil e delicioso. Vai muito além de juntar letras, formar sílabas, compor palavras e frases, decifrar seu sig¬nificado de acordo com o dicionário. É um transporte para outro universo, onde o leitor se transforma em parte da vida de um outro, e passa a ser alguém que ele não é no mundo quotidiano.

É talvez a literatura infantil que impulsiona muitas crianças no processo de alfabetização,e também aoo desencadeamento da heteronomia para a autonomia e então...
Terei de ler, reler e revisar bem esta interdisciplina para agregar conceitualmente meu TCC.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Carem,

Apresentaste citações riquíssimas para discutir a questão da ludicidade e dos contos de contos de fada, mas acho que explorasses muito pouco essas citações. Além disso, não informas a autoria do texto. Trata-se de um autor citado por Ana Maria Machado? De quem se trata? Informe o autor e o ano, certo?

Podes trazer algum exemplo ou situação envolvendo o uso de contos de fadas no teu trabalho pedagógico? Que aspectos da aprendizagem destacas como mais relevantes a partir do uso desse recurso?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.

carem disse...

RÔ eu cito o autor: BRUNO BETTELHEIN, está lá antes da citação!!Apenas não o ano, são duas citações uma dela que por sinal falo de que texto, mas não há o ano disponivel lá no site do curso. Quanto a exploração das citações realmente melhorarei o texto, mas está claro a importância deste semestre pra a construção do tcc, ok??
Abraços
Carem Mengue