quinta-feira, 28 de maio de 2009

Crianças especiais

O foco da interdisciplina Educação com pessoas de educação especial nos faz refletir sobre nossa prática em sala de aula, bem como nossos conhecimentos sobre a realidade familiar e social destas pessoas.
Não obstante faz nos perguntar qual a veradadeira intenção do estado em colocar essas pessoas em total inclusão educacional. Não duvido que TODOS podem aprender, e que todos alunos possam se socializar com um todo social , pois todos aprendem. Mas pergunto-me das responsabilidades de que nós profissionais abraçamos diariamente.
Total inclusão, provas de avaliação tipo: Prova Brasil e tantos outros planos elaborados pelo governo. Onde chegaremos? Querem melhorar ou piorar a educação?
Será que a qualidade da educação aumentará com essas provas? Será que os professores supercarregados de atribuições, baixos salários estarão estimulados a conseguir driblar todas as realiadades sociais que surgem nas escolas???

2 comentários:

Roberta disse...

Carem!!

Essas são perguntas que temos mesmo que fazer e ver suas possíveis respostas. A educação já está tão sucateada no país que é momento de nos perguntarmos como podemos melhora-la, inclusive refletindo sobre essas novas formas de avaliação. Será que elas realmente podem ajudar no futuro ou será apenas mais uma fotografia da situação que nos encontramos hoje?

Abraços
Roberta

carem disse...

Então Roberta vamos ter que esperar pra ver.... Os índices as vezes não provam tudo não é mesmo. Mas vamos lutar cada qual em sua escola,em sua dala de aula, ok..
Abraços!!